segunda-feira, 11 de agosto de 2008

REFLEXÕES SOBRE O PECADO

Sutilezas do pecado, astúcia do inimigo e suas artimanhas... Menosprezamos, muitas vezes, estes predicados do pecado, acreditamos que não haverá mal algum em certas situações... As artimanhas do inimigo, sua astúcia e sutileza, nos levam a acreditar na “normalidade” das coisas, o diabo nos dá sugestões, nos abre caminho, nos induz ao erro (pecado), nos cega! Semeia dúvidas, suspeitas e desavenças, distorce a Palavra de Deus, enaltece nosso ego, nos faz sentir a melhor pessoa do mundo! E até nos dá uma paz momentânea, irreal e falsa! Torna-nos desobedientes a Deus; satanás prepara o circo para que entremos como atores principais, num cenário tentador, cheio de beleza, lascívia, sensualidade, orgulho, vícios, prostituição, etc, mas, na verdade, vemos nos bastidores a desobediência a Deus, um cenário sombrio e frio...
O homem tem uma tendência ao pecado, trazemos conosco o pecado original (falaremos mais deste tópico nos próximos estudos), fomos criados a imagem e semelhança de Deus, em santidade, mas o homem desobedeceu, pecou, e se separou de Deus! Cristo nos uniu novamente a Deus, através da Sua morte, fomos comprados, libertos da escravidão do pecado, nos unimos novamente com Deus, porém somos humanos... como separados por Deus, somos tentados...tentados em nossas fraquezas! Devemos procurar a força Divina para vencer a tentação (o pecado), através da comunhão, leitura, oração e do jejum. Deus nos deu o livre arbítrio (escolha) para segui-Lo ou não, para pecarmos ou não, para sermos obedientes ou desobedientes... O pecado nada mais é do que colocar o EU acima de tudo, acima da vontade de Deus, acima de nossa moral, de nossa fé, de nossa crença, etc, ou seja, é a rebelião contra Deus, contra Sua vontade, é querermos fazer o que nossa carne quer, nosso corpo pede e nossa mente deseja! Porém somos FILHOS DE DEUS, POVO SEPARADO, ESCOLHIDO, TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, SANTOS, LUZ DO MUNDO, SAL DA TERRA, NÃO PODEMOS VIVER EM PACADO!!
O pecado é oposição a Deus, como pode a Luz compartilhar da escuridão? Servimos a Deus ou ao diabo? Deus nos dá a condição de sermos súditos e co-herdeiros do Reino dos Céus (temos, com esta situação, deveres e direitos!), já o diabo nos aprisiona e nos escraviza (nos tornamos escravos); TEMOS A OPÇÃO DE PECAR OU NÃO PECAR, o Espírito Santo nos dá o discernimento, a escolha é nossa!
Calvino descreve, em seu Tratado da Religião Cristã (As Institutas de João Calvino), uma ilustração de Agostinho sobre a vontade humana: esta é como um cavalo que espera seu cavaleiro, se o cavaleiro for Deus, ele caminhará tranquilamente, será guiado com arte pelos retos caminhos, refreia a fogosidade e a rapidez excessiva, e reprime a obstinação. Se, porém, dele se apossou o diabo, sua condução será desastrosa, cavalgará por extensões não trilhadas, despenhadeiros, cavalgará com soberba e petulância... A vida com Deus é assim, tranqüila, ordenada, com caminhos iluminados, conhecidos, orientados e retos, sem atropelos ou descuidos, digna, feliz e em paz; já com o pecado, a vida se torna um engano, atormentada e desordenada, caminhará por estradas escuras e tortuosas, caminhos desconhecidos, sem uma luz no fim, a indignidade se apoderará da vida, não haverá felicidade e nem paz!
A escolha é sua, ou segue a Deus e se afasta do pecado, ou segue o pecado e se afasta de Deus! Não há meio termo! Como o pecado tem entrado em sua vida? Como orgulho? Inveja? Insinuações? Pensamentos? Atos/ ações? Discórdia? Brigas? Discussões? Palavrões? Descontentamento? Insegurança? Falatórios/ comentários? Adultério?
Não deixe o pecado se apoderar de sua vida, ore a Deus, leia e medite na Sua Palavra, entregue sua vida a Jesus, cumpra a Sua vontade, destrone o “Eu” de seu coração, diga “NÃO” ao pecado... resista ao diabo e ele se afastará de vós.

Ricardo Delfini Perci

Nenhum comentário: